Quadro de Incentivo Funciona? Saiba tudo.

Já conhece o Quadro de Incentivo?

Você sonha com o dia em que as birras e a desobediência sejam coisas do passado em sua vida?

Você vive se perguntando que dia terá paz em sua própria casa?

Que dia seu filho(a) irá para o banho, irá arrumar suas coisas, irá fazer a lição de casa sem reclamar e sem que você precise repetir milhares de vezes?

E se nós te contarmos que existe uma solução simples e de fácil aplicação e que irá eliminar estes e outros problemas da educação infantil, você pensaria que isto é bom demais pra ser verdade?

Pois saiba que esta solução existe e ela é baseada no princípio da psicologia conhecido como reforço positivo.

Trata-se do Quadro de Incentivo, quadro de regras ou Mural das Conquistas como muitos o conhecem. O conceito não é novo, pois esta ferramenta já aparecia há aproximadamente 14 anos no programa Super Nanny, no Reino Unido. Já falamos sobre ele aqui no blog.

quadro de incentivo

Quem assiste ou assistiu ao programa alguma vez, sabe que o quadro de incentivo é aplicado até mesmo em casos bastante complicados.

Depois de ficar famoso nesta série, o quadro de incentivo ganhou o gosto das mamães e pais, que testaram e aprovaram a idéia.

Porém com a enorme falta de tempo dos dias atuais, onde a maioria dos pais e mães não encontra tempo para comprar uma cartolina, recortar e fazer seu próprio quadro de incentivo, várias empresas especializadas entraram em campo para facilitar a vida destes pais e mães e desenvolveram lindos quadros. (Continue a leitura para saber melhor como funciona e conhecer belos quadros de incentivo).

A ação destas empresas trouxe uma cara nova para o quadro de incentivo, que ficou mais bonito e além de ser um excelente aliado da educação infantil, vêm se tornando cada vez mais um belo item que ajuda a compor a decoração do ambiente.

Mas afinal, o que é o Quadro de incentivo infantil?

 

O Quadro de Incentivo é um mural estruturado da seguinte forma:

Nas colunas estão representados os 7 dias da semana e nas linhas ficam as regras/comportamentos. (A quantidade de linhas irá variar de acordo com o modelo/preço).

Existem algumas lojas online que permitem a você escolher as regras que irão compor o Quadro de Incentivo, conheça uma delas clicando neste link aqui

Vale a pena conferir os lindos modelos de quadro de incentivo disponibilizados por esta loja, eles já acompanham as pecinhas imantadas (emoticons) para ir fixando no quadro.

Continue a leitura para saber como o quadro de incentivo funciona.

Como o Quadro de incentivo funciona?

 

De acordo com o cumprimento, ou não, das regras diárias, o quadro deverá ser preenchido com os imãs indicativos (normalmente são as carinhas felizes ou tristes).

E dependendo do resultado, as crianças poderão ser recompensadas ao final de um ciclo (semana/mês, etc a depender do combinado).

Como utilizar o Quadro de incentivo com meu filho(a)?

 

Você poderá determinar uma meta e deixar seu filho ciente de como você deseja que ele se comporte.
Ao final de cada dia preencha o quadro de acordo com o comportamento do seu filho.

Em relação às metas que irão determinar se merece ou não a recompensa, um exemplo seria determinar que de 12 regras, que ao final da semana tenha ao menos 10 regrinhas completas com as carinhas Felizes para merecer a recompensa. (Caso seu quadro possua menos regras, estipule inicialmente uma média de 85% de resultados positivos por exemplo).

Outro exemplo é se tiver por exemplo ao menos 5 carinhas felizes em todas as 12 regras ele terá direito a recompensa (mais sobre a recompensa no final deste tópico).

Estas são algumas sugestões, mas você mesma(o) poderá estipular as metas para seu filho(a). A criança terá a recompensa de acordo com que foi estipulado em relação aos dias da semana e a quantidade de vezes que ela se comportou de maneira adequada.

IMPORTANTE:

Vale ressaltar que a recompensa não deverá ser um presente, um brinquedo ou algo que custe dinheiro, e sim um momento em família, uma brincadeira, um passeio, assistir um filme juntos, permitir que que os filhos fossem a casa de um amiguinho, etc.

 

Quais as regras Quadro de incentivo com meu filho(a)?

 

A definição das regras e comportamentos que serão listados no quadro de incentivo é uma fase muito importante, é sempre muito interessante envolver a criança neste processo. Somente o ato de relacionar juntamente com a crianças o que ela precisa mudar e quais são os comportamentos esperados dela, por si só já pode contribuir para que ela compreenda melhor a relação entre ação e consequência, podendo ser uma tarefa educativa. 

Não subestime esta etapa da aplicação do método. Dedique um bom tempo conversando sobre tudo o que gostariam de mudar em suas rotinas. Ouça o seu pequeno.

As regras para serem inseridas no quadro de incentivo variam muito de família para família, dependem da idade da crianças e de quais comportamentos ela precise mudar.

Abaixo listamos as regras mais comuns para o quadro de incentivo:

  • NÃO GRITAR
  • ACORDAR NO HORÁRIO
  • CUIDAR DOS BRINQUEDOS E DOS PERTENCES
  • DIVIDIR OS BRINQUEDOS COM OS AMIGOS
  • SER AMÁVEL E EDUCADO
  • FAZER AS ORAÇÕES
  • NÃO GRITAR E NEM CHORAR SEM MOTIVO
  • OBEDECER AO PAPAI E A MAMÃE
  • FAZER A LIÇÃO DE CASA
  • NÃO MENTIR
  • Entre outras…

Enfim, são várias alternativas, várias opções de regras para você inserir no mural.

Mas afinal, vale a pena utilizar o Quadro de incentivo com meu filho(a)?

 

Clique neste link e veja alguns depoimentos de pessoas reais que estão utilizando o quadro de incentivo com seus filhos.

Hoje já são milhares de pais e mães que já testaram e aprovaram este método.

Ao utilizar o quadro de incentivo com seu filho(a), você irá deixar evidenciado de forma clara e de fácil entendimento para ele(a), quais são as regras e os comportamentos esperados dele(a).

Você vai conseguir estabelecer as regras e limites em seu lar, sem causar desentendimentos, brigas e pirraças.

Mais do que isto, ao utilizar o quadro de incentivo, você irá disciplinar seu filho(a) sem ter peso na consciência, sem se sentir perdida na hora de estabelecer este limites.